quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Filme

No filme "espelho d'água", percebe-se diversos tipos de linguagens.
A fotografia é um signo tipo ícone que é representação de linguagem. A imagem de uma foto pode ser lida compreendida é ela é também capaz de provocar emoção.
O enredo do filme é baseado no trabalho do fotógrafo que usará as fotografias em páginas de um livro, incluindo assim outra linguagem, além da escrita.
Os personagens do filme, com exceção do fotógrafo, possuem um dialeto regional que os caracteriza e os identifica como naturais daquele lugar. Já a maneira de falar do fotógrafo se diferencia da dos demais, visto que ele não é filho daquela terra.
A canoa que fala, o teatro de bonecos, a carranca, a cruz, a cabaça com a mensagem, os casarões antigos e o rio são exemplos de representações de linguagens que por se só dizem algo de sua existência e de seus significados.
A personagem Penha atavés de sua intuição lê o rosto do fotógrafo e tem a sensação de que algo trágico irá acontecer. Para a personagem, "tudo fala com a gente". Nesta fala ela quis dizer o quanto a linguagem é ampla e capaz de fazer comunicações entre os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário